sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

AGENOR MARIA: “O CÉU PRECISA SER MUITO BOM, PRA SER IGUAL AO SENADO"


 Agenor Nunes de Maria ou simplesmente Nonô era natural de São Vicente, região do Seridó/RN. Foi militar da Marinha, vereador (1956-58, 62) pela sua terra natal onde também foi comerciante/feirante, além de agropecuarista, cooperativista, sindicalista rural, deputado estadual (1962-66), deputado federal em 1968 e 1983. Nas eleições de 1974, a convite do ex-governador Aluísio Alves, Agenor foi candidato a senador da república. Uma jogada estratégica Aluísio (coisas da política). Consta-se que ele, Agenor, teria dito a Aluísio que não dispunha de recursos financeiros para fazer sua campanha, porém não tinha nada a perder. No que aceitou aquele convite, percorreu o estado com  seus companheiros de MDB, apresentou-se na televisão (foi, salvo engano, a primeira campanha política inserida no rádio e televisão, no estado norte-riograndense  (TV Universitária, da UFRN, de Natal). Pois bem, com aquele seu linguajar próprio do sertanejo, ganhou a eleição para o renomado jurista, deputado federal Djalma Aranha Marinho, da ARENA - Alenaça Renovadora Nacional, por quase 20 mil votos de maioria. Djalma tinha o apoio do presidente da república (regime militar), além do senador Dinarte Mariz, além do governador já nomeado Tarcísio de Vasconcelos Maia. 

Senador atuante, combativo. Os seus pronunciamentos no Congresso Nacional encantava. Publicou os livros intitulados "Os Roteiros de Uma Luta", 1975, "Rio Grande do Norte do Presente", 1977, além de ter recebido várias honrarias.

Lembro-me que em 1985 estive em seu gabinete em companhia do prefeito do Assu Ronaldo Soares quando ele, Agenor exercia o cargo de deputado federal. E ele, Nonô a ler alto e bom som, emocionado, o texto do discurso que seu colega de parlamento, deputado paraibano Raimundo Asfora que teria pronunciado na tribuna da câmara dos deputados, traçando o seu perfil, considerando aquele parlamentar potiguar como "a mais bela voz rústica do parlamento brasileiro.”

Se o ex-senador carioca chamado Darcy Ribeiro, disse que "o Céu é melhor que o senado, Agenor Maria na tribuna do congresso, pronunciou: "O céu precisa ser muito bom, pra ser igual ao senado.

Em tempo: o senador Dinarte Mariz já teria dito: Pra ir pro céu é preciso morrer!

Fernando Calda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Capitão Manoel Varella Barca, lá de de Assú (III) João Felipe da Trindade ( jfhipotenusa@gmail.com ) Professor da UFRN, membro do IHGRN e ...